Apesar de só ter comido vieiras pela primeira vez em 2009 quando fui para o Japão, posso dizer que sou apaixonado por essa iguaria. Na mesma viagem, quando fiquei uma semana em Paris, tive a oportunidade de cozinhar eu mesmo esse ingrediente em um prato tipicamente francês, servidas com batatas “a Proveneçal”.
Fim de semana passado estive no Marcado Municipal de São Paulo e achei lindas vieiras congeladas. Não pensei duas vezes em comprá-las para um jantar de final de ano que fiz para um grande amigo paulista. Procurando nos meus livros e revistas, acabei achando essa receita de vieiras grelhadas com pêssego em calda, rúcula e vinagrete de amêndoas que ficou um espetáculo.
Serve 4
- 400g de vieiras grandes sem as ovas (2 ou 3 vieiras por pessoa)
- 1/4 de xícara de amêndoas tostadas sem a pele
- 5 colheres de sopa azeite
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 colher de sopa cebolinha ou cebolete picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 ramos de tomilho fresco
- 1 colheres de pêssego em calda picado
- Um punhado de rúcula baby
1 – Pique as amêndoas em pedaços pequenos mas sem esfarelar. Junte com 4 colheres de azeite, as cebolinhas, o vinagre e tempere com sal e pimenta do reino.
2 – Em uma frigideira anti-aderente aqueça 1 colher de sopa de azeite até ficar bem quente. Coloque as vieiras para grelhar até ficarem douradas por 2-3 minutos sem mexer. Vire e doure o outro lado pelo mesmo tempo, mas adicione a manteiga e os ramos de tomilho e vá reguando suas vieiras com a manteiga derretida.
3- Pique o pêssego e coloque em uma panela pqra aquecer junto com uma colher de água.
4- Monte seu prato colocando primeiro o pêssego, por cima as vieiras e ao lado as folhas de rúcula baby. Tempere tudo com o vinagrete de amendoas e se quiser, coloque um pouco de flor de sal sobre as vieiras e sirva!
Sem comentários:
Enviar um comentário