Eu adoro cuscuz, ele é um ótimo acompanhamento, é super simples de fazer e fica pronto em poucos minutos. Feito de sêmola de trigo, você encontra hoje em dia em quase todos os supermercados. Para preparar, basta adicionar um caldo de galinha ou legumes fervendo, alguns legumes cozidos, deixar descansar por alguns minutos e pronto!
Lendo alguns livros do Ottolengi, acabei achando uma variação interessante. Ele passa o cuscuz pronto em uma frigideira com manteiga, que cria uma crosta crocante simplesmente deliciosa. Nesta receita eu acabei colocando alguns aspargos que estavam de bobeira em casa e combinou muito bem com a receita original do livro.
Cuscuz de tomate, cebola e aspargos
Serve 4
- 3 colheres de azeite,
- 1 cebola média picada (160g)
- 1 molho de aspargos fresco cortados em
- 1 colher de sopa de pasta de tomate
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 2 tomates bem maduros cotados em cubos de 5 cm e sem semente
- 1 xícara de cuscuz (150g)
- 1 xícara de caldo de galinha ou de legumes
- 2 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal (40g)
- sal e pimenta do reino.
1 – Limpe os aspargos, corte em fatias finas e coloque para cozinhar junto com o caldo de galinha até ferver.
2 -Coloque 2 colheres de azeite em uma panela em fogo médio, adicione as cebolas e refogue por 5 minutos, até ficarem translúcidas.
3 – Adicione a pasta de tomate, o açúcar e cozinhe por mais 1 minuto e em seguida adicione os tomates, 1/2 colher de chá de sal e a pimenta do reino e cozinhe por mais 3 minutos.
4 – Enquanto isso, coloque o cuscuz em uma tigela, adicione o caldo fervendo, cubra com um filme plástico e deixe por 10 minutos.
5 – Retire o filme plástico, afofe o cuscuz com um garfo e adicione o molho de tomate. Misture bem.
6 – Coloque uma frigideira anti-aderente com a manteiga e uma colher de azeite em fogo médio. Quando a manteiga derreter, adicione o cuscuz e espalhe para ele ficar homogêneo. Tampe a panela, diminua para fogo baixo e deixe cozinhar por 10-12 minutos, até você ver as bordas ficarem douradas.
7 – Quando estiver pronto, coloque a travessa de servir sobre a frigideira e vire com cuidado para não se queimar nem derramar o cuscuz.
8 – Sirva como acompanhamento na temperatura ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário